terça-feira, 2 de novembro de 2010

Plataforma Vibratória Bom ou Ruim?


Novo equipamento da moda no Brasil, a plataforma vibratória promete reduzir o tempo de um exercício de 60 minutos para 12 a 15 minutos, e ainda emagrecer, fortalecer os músculos e melhorar a capacidade cardiovascular. Apesar disto tudo, não existem estudos que comprovem a eficácia do treinamento em superfícies oscilantes.
A plataforma vibratória é utilizada há aproximadamente 20 anos nas academias da Europa e dos EUA. Ela proporciona vibração para os músculos enquanto a pessoa pratica a sua atividade física. O equipamento simula os movimentos da caminhada e faz com que os músculos se contraiam.
Portanto, não acredite em tudo que lhe dizem sobre a plataforma vibratória, ainda não surgiu estudos que comprovem a eficácia desse aparelho milagroso, então, nada substitui a famosa malhação da semana, tudo que parece ser rápido e fácil, suspeite, porque não existe tratamento que instantaneamente faça sumir aquela barriguinha indesejável, ou aquele remedinho que promete perder 10kg em uma semana.
Sempre que lhe oferecerem algo que prometa resultados rápidos, desconfie, pesquise e pergunte para seu médico ou para um profissional de educação física qualificado.
O pior é que essa plataforma virou moda e muitos a utilizam sem saber qual são os seus resultados, o que elas promovem de benefício, ou até se podem fazer essa atividade, pois algumas pessoas podem ter restrições para realizar esse exercício em plataformas.
Primeiro procure um médico, pergunte quais atividades você tem restrição e depois procure um bom profissional de educação física para lhe auxiliar na malhação.
Procurei artigos científicos e acadêmicos sobre essa plataforma e não encontrei nada, o que eu encontrei bastante foi artigos de revistas populares falando de benefícios do uso da plataforma, se você quizer acreditar é um direito seu,eu acredito naquilo que seja científico e não apenas em baboseiras ditas por pessoas que nem entende de atividade física.
Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário