segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Importância Do Alongamento


O alongamento é realizado no início de qualquer treino, ao se esticar a musculatura, promovem o aquecimento do corpo para a realização do exercício a ser feito posteriormente. Mas, é preciso fazer uma segunda série desses movimentos logo no final de tudo, jamais se deve realizar alguma atividade sem alongamento inicial e final. Pois os alongamentos finais ajudam os músculos a não ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do seu corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evitará dores musculares futuras.

Tanto em uma vida sedentária, como na prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, se promovem o encurtamento das fibras musculares, que ocasionam a diminuição da flexibilidade. O exemplo mais simples de inatividade gerado pela perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Por um tempo, ao se retirar o gesso, ocorre uma perda quase que completa dos movimentos daquele membro imobilizado. Quanto à atividade física, os esportes de longa duração como: corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas experientes, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca.

Com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares posteriores.


Efeitos do alongamento:

- Reduz tensões musculares;
- Relaxa;
- Coordenação motora, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenir lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo: corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativação da circulação;
- Aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo pelo alongamento;
- Libera tensões emocionais.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do seu condicionamento físico.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 20 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.
Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário