segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Desvios Posturais de Coluna

Uma boa postura é algo fundamental, ou seja, é uma atitude que toda pessoa deve assumir a fim de utilizar a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, proteger as estruturas de suporte contra traumas e lesões. A falta de cuidado, ocasiona em desvios posturais.

Lordose:

É o aumento anormal da curva lombar  que leva a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais que estão fracos, fazem com que surja um abdomem protuberante que pode ser fator de risco a doenças. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como: ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).
A flexão do tronco geralmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.


Cifose:

É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo causa mais importante de deformidade: a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como: espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade

Escoliose:

É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural.  A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico a qual utilize alongamentos e respiração são essenciais para a melhora deste quadro.

procurem seu médico e veja se há alguma contra indicação em fazer alguma atividade física e só faça exercícios sobre o auxílio de um profissional qualificado em educação física, fica a dica, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário