segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Obesidade


Apesar das causas que levam a obesidade serem controvérsias e polêmicas, podemos dizer que o transtorno obcessivo compulsivo por comida, pode desencadear algumas doenças, como: distúrbios alimentares, podendo variar de bulimia, até anorexia. Mas, não vamos desenvolver demais essa conversa, pois o que se pretende nesta presente publicação é dialogar e refletir a cerca da obesidade, que é um dos males que tem feito aumentar o número de cirurgias plásticas nesses últimos anos, que vai desde redução de estômago até a lipoaspiração.

Nessa busca desenfreada pela beleza "perfeita", as pessoas tem se sentindo cada vez mais como um peixe fora d'água, pois o processo midiático cada vez tem reduzido o manequim em um exemplar de padrão estético, que aqueles que não os seguem são excluídos do mundo da beleza, e sabemos que a realidade, ainda no Brasil, é muito diferente, porque as mulheres brasileiras são dotadas de curvas belas, coxas torneadas, bustos fartos ... diferente do padrão europeu da Barbie de cinturinha fina.

Devemos encarar a obesidade em seu contexto histórico e social que tem ocasionado/provocado grandes mudanças alimentares nas populações, ou seja, tudo são fatores que podem, ou não, auxiliar na obesidade, como por exemplo: o sedentarismo, a pré-disposição genética e os fatores sociais (fast food, império das guloseimas e etc).

Os dados indicam que 70% das pessoas obesas, desenvolvem pelo menos uma das doenças relacionadas com o peso excessivo. Além disso, uma pessoa é considerada obesa quando apresenta 20% ou mais acima do peso máximo estimado para a sua altura.

A principal causa da obesidade é a ingestão de calorias além do que o próprio organismo necessita. Por isso, as pessoas com excesso de peso não ingerem necessariamente maior quantidade de alimentos do que as magras.
A médio e longo prazo a obesidade é um problema que afeta diretamente a saúde dos indivíduos e um fator de risco para muitas doenças: dificuldades de mobilidade, aumento do colesterol, artrite, cálculos biliares, hérnias de hiato, varizes, gota, doenças cardiovasculares, perturbações renais e problemas de fertilidade nos homens.

Em pessoas obesas a probabilidade de ocorrência de crises cardíacas e de hipertensão arterial é 5 vezes mais elevada. Os homens obesos, porque têm a gordura mais localizada no abdómen (obesidade andróide), têm, por isso, maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares do que as mulheres, geralmente com a gordura localizada na zona glúteo-femural (obesidade ginóide).
Então, mesmo que a obesidade não tenha uma causa específica, todos devem cuidar da saúde, pois médicos especialistas alertam que a obesidade antecipa a morte prematura por motivos de doenças cardio-vasculares.

Vamos cuidar da saúde praticando exercícios regulares, procure um professor de educação física e peça um treinamento que se adapte as suas necesidades.

Dúvidas me procurem meninas, beijossss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário