quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dores na coluna



A popular, chamada dor na coluna pode se originar de músculos, nervos, ossos, articulações ou de outras estruturas da coluna vertebral. Essa dor pode ser constante, ou intermitente, restrita a uma determinada área ou ainda irradiar para outros locais. A dor pode também ser sentida no pescoço (com isso, podendo se irradiar para os braços), na coluna superior, ou na região lombar (podendo se irradiar para as pernas).
Aproximadamente, 90% dos adultos experimentam dores na coluna em algum momento de sua vida, e 50% dos adultos que trabalham, têm dores de coluna todos os anos.
Geralmente a dor na coluna não significa ser um é sinal de problema médico sério. Mas, a grande maioria dos casos de dores na coluna são benignos, e não progressivos. A maioria das síndromes de dor na coluna ocorrem devido a uma inflamação, especialmente na fase aguda, a qual dura em torno de duas semanas a três meses.
Embora seja raro, a dor na coluna pode ser sinal se problema médico grave nos seguintes casos:

* Dor na coluna é considerado severa, quando se é forte o suficiente para interromper o seu sono, a qual ocorre junto com outros sinais de doença séria (como: febre, perda de peso), isso, pode indicar um problema médico sério como câncer.

* A dor na coluna ocorre só depois da ocorrência de um trauma, como por exemplo: acidente de carro ou queda, a qual deve ser rapidamente avaliada por um médico para verificar a ocorrência de fratura ou outra lesão.

* A dor na coluna ocorre em pessoas com problemas médicos que as coloca sob risco de fratura, como osteoporose e mieloma múltiplo. Nesses casos há necessidade de atenção médica


Causas da dor na coluna:

A coluna vertebral é uma interconexão complexa cheia de nervos, articulações, músculos, tendões e ligamentos, todos esses são capazes de causar dor.  Os nervos longos se originam na coluna e vão até as pernas e braços, podendo fazer com que a dor se irradie para as extremidades. Dores nas costas algumas vezes também podem ocorre quando não há nenhum problema anatômico aparente. Como: distensão muscular que é a causa mais comum de dor lombar, a qual se costuma desaparecer entre duas e seis semanas.
Quando a dor na coluna dura mais de três meses é necessário um diagnóstico mais específico. Há várias causas para essa dor na região lombar e pernas: para adultos com menos de 50 anos pode-se incluir o prolapso ou a hérnia de disco e as doenças degenerativas do disco; para pessoas acima de 50 as causas mais comuns são osteoartrite e estenose espinhal. 

Tratamento da dor na coluna:

Nem todos os tratamentos para dor na coluna funcionam para os diversos casos e para indivíduos de mesma condição, muitos acham que precisam tentar varias opções de tratamento para se descobrir o que funciona melhor. Apenas em uma minoria, estimada entre 1-10% dos casos, requer tratamento cirúrgico. Geralmente, acredita-se que de alguma forma o alongamento e exercícios físicos sejam um componente essencial dos programas para tratamento de dor de coluna.

Então, pesquise,fale com seu médico e veja qual atividade física mais indicada para o seu tipo de dor na coluna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário